Carlos José Pereira - Fácil Informática
- Alani Rigotti
- 15 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2024
No dia 11 de agosto de 2022, foi realizado a 2º entrevista do projeto CeMeTIVI com Carlos José Pereira, e fundador da Fácil Informática, um dos expoentes chaves para a história da tecnologia em Blumenau. A entrevista foi conduzida pela professora de História, Cristina Ferreira, acompanhada do professor Francisco Adell Péricas, coordenador do projeto CeMeTIVI.
Carlos possui graduação em Contabilidade na FURB e iniciou sua jornada na tecnologia como estagiário aos 18 anos na Cetil, trabalhando como e posteriormente fundando a Fácil, líder em softwares jurídicos no Brasil.

(Na foto: Carlos José Pereira | Autora: Ana Rodrigues)
O entrevistado destacou a transição para o mercado global na década de 80. Ele enfatizou as dificuldades iniciais como estagiário na aprendizagem de programação, como aprender um novo idioma. Carlos menciona o surgimento de sua ideia empreendedora após o estágio, ele atribui o desejo de fundar uma empresa à aspiração de realizar projetos que sua empresa empregadora não permitia.
A transição para o empreendedorismo foi descrita como uma ruptura, enfatizando a necessidade de se comprometer totalmente e superar obstáculos. Carlos deixou seu emprego, contando com o suporte financeiro da esposa e destaca a dificuldade inicial na compra de computadores caros, mas de menor capacidade.
Ao começar a desenvolver softwares em casa, Carlos compartilha a evolução do sonho empreendedor, adaptando-se ao longo do tempo. Ele menciona exemplos de pessoas em Blumenau que também se tornaram empreendedores, como Werner Keske da WK Sistemas. A cidade desenvolveu uma variedade de softwares devido ao grande número de técnicos provenientes do Cetil.
Clique aqui e leia a transcrição completa da entrevista.
Commentaires