A Datainfo, empresa de tecnologia especializada em transformação digital, que possui unidade em Blumenau, encerrou 2022 com crescimento de 30%.
A empresa se posiciona como uma companhia com faturamento superior a 100 milhões. Esse crescimento contempla um aumento da rentabilidade do negócio em um cenário de apagão de mão de obra e, consequente, aumento nos salários entre os profissionais de TI.
O faturamento da empresa ficou dividido em 75% Serviços e 25% Produtos.
Em contratações, fechou 2022 com 700 colaboradores diretos.
Tem potencial para terminar este ano com mais 300 postos de trabalho, alcançando 1 mil profissionais.
Para 2023, mesmo com as incertezas de mercado, a empresa continua otimista para continuar com o ritmo de crescimento dos últimos anos e vê potencial para aumentar em 50% a carteira de clientes.
Para internacionalização, a Datainfo irá investir um total de R$ 30 milhões.
O processo já foi iniciado para Portugal e, em um momento posterior, será expandido para Canadá e Estados Unidos.
O objetivo da empresa é abrir escritórios não só para representação comercial, mas sim para oferta de serviços e produtos localmente, em cada país onde abrir operação.
Também faz parte dos planos de internacionalização, a aquisição de empresas locais nos países onde a Datainfo atuará, a fim de acelerar o processo de localização de serviços e produtos e adição de base de clientes.
A companhia segue firme na proposta de crescimento sustentável, colhendo os frutos administrativos desse planejamento cuidadoso.
RESULTADOS DE 2022
A empresa avançou no ponto de governança, onde houve uma mudança organizacional, com o retorno de Marcos Moraes à empresa para comandar a VP de mercado privado, enquanto Marcelo Ferrari se dedica agora totalmente a VP da área pública.
Em paralelo, Marcio Gonçalves fortaleceu o conselho consultivo ao longo do ano passado. Em relação ao setor privado, marcas gigantes nacionais e multinacionais procuraram a Datainfo em 2022 para executar projetos de outsourcing (serviços).
A empresa quer capitalizar isso para reforçar sua reputação de qualidade de entrega e aumentar o ticket de vendas de serviços e produtos.
Já em relação à área pública, a reputação da Datainfo está consolidada. A empresa possui todos os atestados e certificações necessários para comprovar a expertise, outro item de destaque para sua governança.
Em relação à oferta no portfólio de produtos (ERP, aplicações, softwares em geral), a empresa obteve um crescimento de 40% em 2022.
A Datainfo oferece as soluções on-premises e nuvem i-ERP EME4 (ERP escalável), EME4 Rocket (ERP para pequenas empresas), Totali (solução para o varejo), Gesti (gestão de chamados), Service (gestão de projetos), BR Conselhos (soluções para conselhos federais) e BR Eleições (soluções de eleições eletrônicas).
Em termos de aquisições, em 2022, adquiriu a Previva, startup para medicina preventiva que entrou no portfólio de produtos no segundo semestre.
Márcio Gonçalves, CEO e Fundador da Datainfo, comenta:
“Realizamos uma bela história ao longo destes 20 anos, sempre crescendo e inovando, com muita resiliência, garantindo não apenas aumento de receita, mas também resultados lucrativos".
"Nos identificamos com a proposta de empresas camelo, que priorizam a sustentabilidade do negócio no longo prazo independente das intempéries de mercado”.
Notícia via
Datainfo cresce 30% em 2022 e investirá 30 milhões em seu processo de internacionalização. Noticenter, 28 de fev. de 2023. Empresas. Disponível em: <https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=33189&T=datainfo-cresce-30-em-2022-e-investira-30-milhoes-em-seu-processo-de-internacionalizacao>. Acesso em: 01 de mar. de 2023.
Comments