No dia 25 de outubro de 2022, foi feito a entrevista com o Roberto Rolf Krieck, fundador da Operacional e que vivenciou a transformação da TI em Blumenau. A entrevista foi conduzida pela professora Cristina Ferreira, professora do departamento de História e acompanhada pelos professores Francisco Adell Péricas, coordenador do projeto CeMeTIVI e o professor extensionista Marcos Mattedi.
Roberto R. Krieck compartilha sua trajetória desde os anos 1980, quando começou a se envolver com informática enquanto era técnico têxtil na indústria Maju em Blumenau. Na Maju, aplicou metodologias científicas e matemáticas com o suporte de planilhas eletrônicas e microcomputadores, marcando o início da integração da informática na gestão industrial.
(Da esquerda pra direita: Francisco Adell Péricas, Roberto Rolf Krieck, Marcos Mattedi | Foto: Ana Rodrigues)
Na transição para a área química, o entrevistado destaca a simplicidade das ferramentas da época, como papel e caneta. Descreve uma rotina manual, coletando amostras e realizando testes de laboratório. Com a evolução na Maju, o processo manual de gestão de tinturaria deu lugar ao desenvolvimento de um software.
Em 1988, Roberto Rolf Krieck fundou a Operacional, uma consultoria focada em organizar indústrias têxteis por meio da informática. A Operacional, inicialmente uma consultoria, expandiu rapidamente, implementando sistemas mais abrangentes, incluindo compras, expedição, notas fiscais e custos.
Roberto ressalta a importância da combinação de conhecimentos técnicos e têxteis com habilidades de desenvolvimento na criação de soluções eficazes. Ao longo dos anos, a Operacional tornou-se referência em Sistemas de Gerenciamento Têxtil, proporcionando benefícios aos clientes por meio da integração da informática na gestão industrial.
Confira a transcrição completa clicando aqui.
Comments